Saiba mais sobre ações de merchandising
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Chamar a atenção e encantar os clientes têm que ser objetivo de qualquer negócio que deseje se destacar. Além das campanhas tradicionais de marketing e comunicação, vale pensar nas ações de merchandising.
Afinal, elas impactam o cliente in loco e podem afetar, positivamente, os resultados. Inclusive, um planejamento adequado nesse sentido ajudará a tornar a sua marca memorável.
Quer acertar na divulgação de seus produtos e serviços? Descubra tudo sobre as ações de merchandising e entenda como podem ser aproveitadas em seu negócio.
O que é o merchandising?
De forma simples, o merchandising reúne todas as estratégias de atração, vendas e fidelização que são executadas no ponto de venda (PDV). A intenção é impactar o público no local onde a maioria das decisões é tomada, o que pode gerar impactos muito positivos.
As ações são colocadas em prática pela marca em um distribuidor ou pela própria empresa. É uma maneira de dar destaque a certos produtos e ofertas, por exemplo.
Quais são os benefícios dessa abordagem?
As ações de merchandising oferecem diversas vantagens para o negócio. Como atrai a atenção do público, também serve para aumentar o alcance e gerar novas oportunidades.
Ainda é uma forma de melhorar o potencial de conversão e, assim, ampliar o volume geral de vendas. Dependendo do caso, pode até reduzir o custo de aquisição do cliente (CAC) e ampliar a lucratividade.
Em muitas situações, elas aumentam a exposição ou reconhecimento de marca (brand awareness), reforçam valores sobre o negócio e/ou ampliam a fidelização. Portanto, são indispensáveis em uma estratégia mercadológica de sucesso.
Quais são algumas ações de merchandising?
Para colocar essa técnica em prática, é possível adotar diversas operações — e tudo depende do objetivo a ser alcançado. É comum a utilização de impressos para orientar as pessoas para certa área do PDV.
Mesmo a organização das gôndolas e a disposição dos produtos são consideradas ações de merchandising. O importante é colocá-las em prática de modo a atrair a atenção e otimizar a experiência do público.
A abordagem de merchandising editorial ou product placement também é popular. A inserção de itens em obras de audiovisual, por exemplo, é muito comum e pode estimular a tomada de decisão.
Há outras possibilidades, como uso de banners de divulgação e de móbiles, composição de vitrines e assim por diante.
Qual é o papel das sacolas nessas ações?
As ações de merchandising focam, principalmente, em otimizar a experiência de compra. Muitas vezes, isso é feito por meio dos sentidos físicos e podemos usar a percepção.
O fato é que as sacolas também têm impacto nessas ações. Oferecer sacolas personalizadas, por exemplo, mantém o contato com a marca e diferencia a abordagem até no pós-venda, desde o PDV.
Ainda há como utilizar componentes sustentáveis, como, por exemplo, o plástico verde (com certificação I’m green). Ou ainda o papel kraft (com certificação FSC). Ambos ecologicamente mais comprometidos com a natureza.
Isso atrai a atenção no ponto de venda e gera identificação de valores. Então, é uma boa alternativa para complementar a atuação.
As ações de merchandising são essenciais para despertar interesse e motivar a compra já no PDV. Com o uso das soluções certas, é possível reforçar os resultados da marca.
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