A persona é um dos elementos-chave do marketing e você certamente já se deparou com o termo muitas vezes, mas você sabe exatamente o que é?
Muitas pessoas confundem esse conceito com público-alvo. A confusão entre os termos faz com que essa prática não seja adotada, dificultando a conquista de novos clientes e, consequentemente, o crescimento da marca. Entender a diferença entre eles pode transformar suas estratégias de conteúdo de água para vinho, então, para deixar as coisas claras, você encontrará neste artigo uma explicação do conceito e sua importância.
O que é persona no marketing?
No marketing, um personagem é uma representação do cliente ideal de uma empresa. Isso significa que, com base em dados reais e comportamento do público-alvo, o marketing “desenha” um perfil composto de informações-chave que orientam a criação de estratégias e conteúdo.
Lembre-se que público-alvo e persona são conceitos diferentes, mas podem estar conectados. Em outras palavras, é difícil criar uma persona sem primeiro ter um público-alvo definido, mas um não substitui o outro. Da mesma forma, uma marca pode ter mais de um cliente ideal, pois o público-alvo pode ser diversificado e apresentar diferentes características.
Benefícios de criar uma persona
Com uma personalidade bem-definida e alinhada à sua marca e público, você pode posicionar seu negócio como líder de mercado desenvolvendo estratégias diferenciadas de marketing e criação de conteúdo. De fato, entendendo quem eles são e quais são seus hábitos de consumo, você pode personalizar sua comunicação e produtos, alcançando clientes em potencial com a linguagem certa, no ambiente certo e no lugar certo, na hora certa, encontrando as soluções ideais.
Iniciar uma campanha de marketing sabendo quem é seu público-alvo já te coloca na metade do caminho. No entanto, a persona o ajudará a aprofundar seu conhecimento. Digamos que seu público-alvo sejam mulheres acima de 25 anos; com a criação de um personagem, você pode descobrir as dores, sonhos, hábitos e preferências dessas pessoas.
As pessoas entendem o quanto seu produto/serviço é valioso para elas e, portanto, o que resta a oferecer, abre a possibilidade de ampliar a presença da sua marca no dia a dia dessas pessoas.
Definindo a linguagem e o tom
Uma das principais características da personalidade de uma marca é a definição de como uma empresa se comunicará com seus clientes. As marcas passam por um processo de “humanização” e os clientes sentem que a marca está falando diretamente com eles. Quase como uma forma pessoal, eles começaram a se ver nas publicações da marca.
E aí, o seu negócio já tem uma persona definida? Uma das ações que podem fortalecer sua marca perante ao público, é aderir às sacolas kraft Nobelpack na hora de entregar seu produto. Além de serem itens de extrema qualidade, você tem a opção de personalizá-las para conversar diretamente com a sua persona. Acesse o site e escolha já entre as diferentes opções de tamanhos e cores que estão disponíveis com excelente custo benefício.