Você já notou que algumas embalagens trazem a sigla FSC estampada em sua superfície? Ela pode estar em envelopes, sacolas de papel, caixas e até embrulhos para presente. Mas, afinal, o que essas letrinhas significam?
FSC é a abreviação para “Forest Stewardship Council”, uma organização não-governamental que avalia e certifica os materiais provenientes do manejo florestal. No caso das embalagens, o selo significa que o papel tem origem idônea, sendo ecológico e socialmente responsável.
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe as próximas informações:
O que é a certificação FSC
A ideia de criar uma certificação ambiental surgiu em 1993, quando ficou evidente a necessidade de proteger as florestas mundiais. Já naquela época, a mídia internacional noticiava a extração desenfreada de recursos da Amazônia e de outras florestas tropicais, alertando a população sobre o desmatamento.
O certificado FSC foi então criado para garantir que empresas e indústrias façam um manejo florestal sustentável, isto é, que não prejudique a sociedade, a economia e o ecossistema.
O selo FSC
As empresas que possuem a certificação podem utilizar o selo FSC em seus produtos. O objetivo é revelar ao consumidor que sua fabricação é originada de um bom manejo florestal, capaz de contribuir para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento social e econômico.
Atualmente, o FSC é selo verde com maior reconhecimento mundial, estando presente em mais de 75 países e em todos os continentes. Essa abrangência garante negócios que geram faturamentos da ordem de 5 bilhões de dólares por ano em todo o globo.
Critérios para certificação FSC
O propósito máximo do FSC é difundir a utilização responsável das florestas, assegurando sua existência em longo prazo. Para alcançar essa meta, o FSC estabeleceu os seguintes princípios e critérios universais:
1- Ecologicamente correto
Empresas que querem obter a certificação devem investir em técnicas que reproduzem o ciclo natural da floresta e causam o mínimo impacto, propiciando a constante renovação e permanência das árvores, além de preservar a biodiversidade que elas abrigam.
2- Socialmente justo
A apropriação de uma área florestal e as atividades de extração precisam ser legalizadas. Isso significa arcar com todos os tributos obrigatórios e respeitar os direitos trabalhistas, inclusive no que se refere à segurança do trabalho.
3- Economicamente viável
Os métodos de manejo florestal exigidos pelo FSC devem contribuir para o crescimento econômico da população local, garantindo-lhe empregos e subsistência por longos períodos de tempo. Além disso, todo o trabalho deve ser direcionado para aumentar a produtividade da floresta e otimizar os resultados dos investimentos.
Embalagens com selo FSC
Se você busca embalagens ecologicamente corretas, que possuem o certificado FSC, visite agora mesmo a loja virtual da Nobelpack. Lá,você encontra diversas opções de sacolas de papel, envelopes e sacos que foram fabricados de acordo com os critérios e princípios da sustentabilidade ambiental.
Além de não agredirem o meio ambiente, as sacolas de papel da Nobelpack são resistentes, elegantes e podem ser personalizadas conforme a identidade visual de sua empresa. Para aproveitar as últimas promoções, acesse: https://www.nobelpackonline.com.br/