Quem trabalha no varejo sabe que aniversários e épocas sazonais são ótimas oportunidades para impulsionar as vendas. Essas datas podem mostrar o seu negócio e atrair clientes que nunca conheceram sua marca antes com estratégias que se aplicam a todos os nichos.
Com dezenas de feriados ao longo do ano, é importante que as marcas considerem datas sazonais para aumentar as vendas e ficar à frente da concorrência. Os varejistas sabem que os compradores vão “a caça” em ocasiões como o Natal, então as opções para os consumidores nesta época do ano são muitas.
No entanto, existem muitos outros feriados e eventos aos quais as marcas podem se associar. Você pode precisar investir tempo, dinheiro e ser criativo com sua embalagem para ser notado.
A embalagem pode ‘roubar’ nossa atenção
De acordo com pesquisa realizada pela ABRE que destaca a importância da embalagem, os consumidores são fortemente influenciados pela embalagem no momento da compra. A embalagem pode, portanto, ser vista, por exemplo, como um “vendedor silencioso”. Sendo assim, você precisa comunicar o seu diferencial em apenas 3 segundos, tempo necessário para chamar a atenção do consumidor. Portanto, a responsabilidade do movimento “amor à primeira vista” é da embalagem.
Mas depois da missão inicial de ‘roubar’ a atenção do consumidor, é preciso também inspirá-lo a comprar. As sacolas também têm o poder de convencê-lo de que o preço que você está pedindo é justo. Assim, encontramos produtos muito semelhantes entre si e aceitamos que os consumidores paguem mais pelo que consideram mais valioso, tendo a embalagem a capacidade de agregar valor e justificar o preço que exige antes de chamar a atenção do consumidor.
Quais são os feriados marcantes?
Outro aspecto a ser considerado pelas marcas é em quais feriados focar. É fácil para as empresas segmentarem celebrações como Natal, Halloween, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães e Black Friday.
Com as festas de fim de ano se aproximando, aqui vão algumas dicas para aproveitar ao máximo essas datas:
Dica 1: Aproveite as oportunidades
A temporada de férias é uma ótima hora das marcas serem criativas e se divertirem com o design das embalagens. A melhor forma de deixar as embalagens mais festivas é usar cores vermelhas, verdes e brancas e símbolos como Papai Noel, Boneco de Neve e Homem de Gengibre, por exemplo.
Criar pacotes que os clientes possam manter ou reutilizar também é um ótimo caminho a percorrer.
Dica 2: Torne sua marca reconhecível
É importante que as empresas não confundam seus clientes projetando embalagens que não representem sua empresa ou produto. Por isso, personalize suas embalagens na Nobelpack de acordo com a sua identidade visual.
Dica 3: Prepare-se
Para evitar perder um evento, tome decisões sobre embalagens sazonais o mais cedo possível e esteja preparado caso complicações ou mudanças possam ser necessárias.
Dica 4: Desenvolva uma estratégia promocional
Você deve ter um processo de marketing sazonal em vigor se quiser se destacar. Postagens e artes sazonais são uma ótima ferramenta de marketing. Use e abuse de campanhas publicitárias sazonais para aumentar o reconhecimento!
Você deve determinar metas para sua estratégia: reconhecimento da marca, aumento de vendas, experiência do cliente, etc.