A identidade visual é um dos aspectos mais importantes de uma marca. Representando a união entre os diversos elementos visuais que caracterizam e diferenciam uma empresa, proporcionando grande impacto nos resultados do negócio.
A sua elaboração precisa ser feita de maneira estruturada, com um propósito estratégico e claro. Dessa forma, é possível criar algo atemporal e que se destaque pela qualidade.
A seguir, veja como criar a identidade visual da sua empresa com alguns passos simples!
Contrate um profissional da área de design
O aspecto visual de uma marca é essencial para o sucesso e consolidação no mercado, certo? Por isso, ele não deve ser elaborado de maneira amadora ou pouco preparada. Para evitar que isso aconteça, é indispensável contratar um profissional da área.
Se a sua empresa não tiver um setor específico para a parte de design e marketing, vale a pena contratar um freelancer. Analise o portfólio de profissionais para selecionar a melhor alternativa.
Faça um brainstorming e um briefing bem explicativo
É essencial dar direcionamento na hora de criar a identidade visual da empresa. Vale começar com o brainstorming, por meio dele, é possível dar e receber várias ideias sobre o que deveria estar presente naquela criação.
Depois de fazer uma triagem e definir o que vale a pena manter, é o momento de criar um briefing. É fundamental determinar questões referentes aos produtos, aos seus diferenciais e ao seu público. Deixe clara a mensagem que deve ser transmitida com o resultado que será obtido.
Saiba quem é a persona de sua identidade visual
Além disso, é importante estabelecer corretamente com quem sua empresa deseja falar. Se a persona for jovem, por exemplo, a identidade visual da marca tem que acompanhar essa proposta. Se a ideia for falar com indivíduos maduros com determinados objetivos, é preciso incluir essas questões nos elementos.
Quanto mais definida for a persona, mais fácil será decidir o que adicionar e o que deixar de fora para tornar a comunicação efetiva.
Tenha uma boa ideia sobre os elementos da identidade visual de marca
Como seu negócio contará com um profissional específico para elaborar a identidade visual da empresa, não é preciso se preocupar com aspectos técnicos. Mesmo assim, é importante tomar algumas decisões quanto a características relevantes.
Apresente qual é a sua visão quanto às cores e formas que devem ser usadas — ou sobre a mensagem que devem transmitir. É essencial apontar a preferência quanto às fontes e ao estilo. Isso permitirá que o profissional desenvolva uma identidade visual completa, com foco na elaboração de logotipo, elementos escritos e outros itens.
Não se esqueça de fazer o manual de marca
Ao elaborar a identidade visual do negócio, é importante não se esquecer a relevância do manual de marca. Ele serve, principalmente, para definir como deve ser feita a aplicação do logotipo e dos demais componentes em diferentes meios e superfícies.
Esse é um documento fundamental para orientar a personalização de embalagens, de elementos de papelaria e outros pontos do negócio. Assim, é possível garantir consistência na apresentação da identidade visual da marca.
A criação da identidade visual inclui alguns passos essenciais para que seja possível obter ótimos resultados. Seguindo essas orientações, sua empresa poderá aproveitar todos os aspectos positivos!
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