Um dos aspectos mais importantes no crescimento e consolidação de um negócio é, sem dúvidas, a gestão empresarial. A organização do estoque, por sua vez, está entre os aspectos mais importantes na administração eficaz de um estabelecimento.
A diferença entre lucro e prejuízo pode estar na forma de organizar embalagens. Quer saber como manter o almoxarifado impecável e atingir melhores resultados? Confira as dicas abaixo!
Disponha seu estoque em setores na hora de organizar embalagens
Uma boa ideia para ter acesso aos itens de maneira eficaz é separar o estoque em setores. Divida-o em blocos e faça um mapa de armazenamento para que os funcionários possam encontrar produtos mais rapidamente.
Identifique as estantes e caixas e separe-as por tipo — uma prateleira para embalagem de papel e outra para embalagem plástica, por exemplo. Uma organização mais estruturada permite que até mesmo novos funcionários consigam se locomover dentro do estoque sem dificuldade.
Aproveite ao máximo o espaço vertical, principalmente se o almoxarifado não for muito grande e utilize prateleiras nas paredes sempre que possível.
Controle a temperatura e garanta a limpeza do ambiente
Independente do material usado em seus produtos, o controle da umidade é essencial na hora de organizar embalagens. Fungos, mofo e bolor se proliferam em locais com umidade alta e podem destruir o material das suas embalagens.
A corrosão também é um efeito nada desejável capaz de danificar muitos produtos! Além do prejuízo financeiro, a saúde das pessoas que frequentam o ambiente pode estar em risco.
Por esse motivo, evite o acúmulo de poeira e crie uma rotina de limpeza. Mantenha uma ventilação adequada e deixe portas e janelas abertas para permitir a entrada de luz e circulação de ar.
Faça a contagem do estoque periodicamente
Por mais desgastante que essa tarefa seja, a contagem do estoque precisa ser realizada com certa frequência. Isso garante que você sempre tenha o controle da quantidade de embalagens disponíveis.
O descontrole no número de itens pode causar compras e reposições desnecessárias, o que gera maior custo e desperdício de material. Produtos em excesso tendem a ficar armazenados por muito tempo e acabam sofrendo danos que inviabilizam a comercialização.
Se possível, faça contagens mensais ou semestrais, dependendo do tamanho do seu estoque. Evite deixar tudo para o fim do ano!
Use a tecnologia a seu favor e gerencie de forma mais eficiente
Realizar o gerenciamento e controle de estoque manualmente demandam um tempo muito grande, além de dar margem para erros e perda de dados. Procure informatizar o processo através de uma planilha no Excel, por exemplo.
Isso permite uma redução no número de inconsistências e maior rapidez no processo. A segurança de dados também é melhor nessa condição, e assim você pode restringir o acesso dos documentos com mais facilidade.
Sabendo a forma correta de organizar embalagens no seu estoque, você deixa de cometer muitos erros, que podem prejudicar o sucesso da sua empresa.
Evitar problemas como falhas na identificação e perda de produtos permitem que o seu negócio tenha mais chances de prosperar.
Gostou das dicas? Leia também o nosso post sobre como saber a quantidade ideal ao comprar sacolas de papel e evite desperdícios!