Mercado em alta: Moda e calçado

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Como está a indústria da moda? 

Segundo estudo da Associação Brasileira de Franquias (ABF), franquias de moda faturaram R$ 4,9 bilhões no segundo trimestre de 2022, alta de 15,8% em relação ao mesmo período de 2021. No semestre, a oscilação foi de 14,7% e o faturamento do segmento foi de R$ 9,7 bilhões. 

A atividade de franquias de moda foi impulsionada pelo aumento dos fluxos de consumo em shoppings e ruas e além do Dia das Mães, que tradicionalmente aquece as vendas do segmento. 

E o setor calçadista? 

Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira da Indústria de Calçados), as previsões de crescimento do setor ficaram em torno de 2,6% em 2022. A produção de calçados femininos está sempre no topo da lista e as mulheres são as principais compradoras de calçados. O fato é que o segmento de calçados femininos no Brasil aumenta significativamente o comércio varejista do país. 

O setor varejista

O varejo brasileiro passou por dois ciclos econômicos diferentes. Algumas indústrias aproveitaram o distanciamento social e tomaram medidas para expandir seu engajamento e monetizar suas plataformas, sendo essa a necessidade de adaptação das empresas, principalmente as mais tradicionais. Os marketplaces impulsionaram o crescimento do comércio eletrônico no país e tiveram sucesso apesar dos obstáculos logísticos. 

Apesar de todos os problemas econômicos do país em 2020 — quando o produto interno bruto caiu 4,1%, o maior da série histórica do IBGE — as vendas no varejo cresceram 1,2% ano a ano. Isso mostra a força do setor varejista!

Em outras palavras, as vendas no varejo nunca estiveram abaixo dos níveis pré-pandemia todos os anos desde a chegada do Covid-19. A queda mais recente em relação à temporada anterior foi de 2016, que diminuiu 6,2%. De acordo com o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado), as vendas no varejo deste ano em abril de 2022 cresceram 20,5% acima da inflação em relação ao mesmo mês de 2021. 

Como a moda e o calçado podem continuar inovando? 

Soluções eletrônicas: o mundo está on-line e conectado. 

Um dos destaques do estudo sobre as lojas físicas diz respeito às soluções eletrônicas e de autoatendimento, que ainda são tendências mesmo no fim da pandemia. 

Experiência de compras: 

Lojas-conceito ou lojas que oferecem experiências de compras são ótimas formas de atrair consumidores. Ofereça desde os melhores produtos até as melhores sacolas para os seus clientes, isso é possível garantir no site da Nobelpack. Lá você encontra diversos modelos e tamanhos de sacos e sacolas que irão atender sua necessidade e agradar seu cliente!

Seja ativo nas redes sociais! 

Outra forte tendência em 2022 é a identificação com marcas e lojas com base em seu conteúdo online (mesmo que as vendas sejam apenas físicas). Conteúdo de moda, vida de vendas, combinações, apresentações de produtos, cotidiano da loja e equipe.

Esteja por dentro das tendências;

Uma das principais estratégias é entender seu nicho e ficar sempre por dentro do que estão usando e comentando. A moda não para, tendências sempre são lançadas, por isso, fique por dentro das cores que estão sendo mais utilizadas, modelos em alta, tudo o que seu público precisa para comprar satisfeito em seu negócio.

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