Você já ouviu falar em marketing de produto? Esta é uma proposta que vai muito além da divulgação que a gente já conhece.
Até porque, para que ela aconteça, é preciso passar antes por este conceito. Nem todo mundo sabe disso e nem do quão impactante ele pode ser. Em especial, para o setor de pequenas e médias empresas (PME).
É o seu caso? Então confira este artigo e se atualize sobre o assunto!
O que é marketing de produto?
Marketing de produto é um conjunto de técnicas utilizadas para inserir um produto no mercado. Ou ainda, para fazer com que ele se consolide em meio à concorrência.
Essas ações são utilizadas desde o lançamento até a chegada do produto nas mãos do consumidor final. Durante este percurso, o seu público passa a se conectar com a marca, porque entende que ela atende às suas necessidades.
Seu ciclo conta com quatro etapas:
- Introdução: fase de lançamento do produto, até que ele apresente taxa de crescimento.
- Crescimento: é quando a produção passa a escalar de acordo com a demanda. As vendas aumentam, mas a concorrência também.
- Maturidade: o produto se estabiliza no mercado, mas pode atingir um nível de saturação.
- Declínio: é quando as vendas eventualmente diminuem, e é preciso pensar em mudanças para alavancar as vendas novamente.
Como colocar este conceito em prática?
Para fazer um bom marketing de produto, primeiro você deve estudar seu público-alvo. Trabalhe com dados e pesquisas para identificar como o seu produto pode ser aceito mais rapidamente.
Observe também o mercado e suas tendências. Como seu produto se encaixa neles? Em seguida, é preciso pensar no posicionamento e na mensagem que você quer passar. Por que o seu é melhor que o de outras empresas? Esta resposta tem que ficar clara.
Em relação à concorrência, é preciso conhecê-la. Não para copiá-la, mas para combatê-la. A partir disso, você poderá começar a criar seu plano de lançamento ou então de reestruturação de produto, conforme o momento de seu negócio pedir.
É preciso ter um olhar crítico para o produto e pensar em como ele demonstra valor para o seu público, que pode inclusive ter perfis bem diferentes. Embora desafiador, este é um processo chave para se chegar a resultados satisfatórios.
Por que ele é importante para o setor PME?
O marketing de produto é, como você pode ver, o que faz os consumidores gostarem mais da sua oferta do que da concorrência. De nada adianta apenas ter um bom preço e uma boa distribuição.
A apresentação adequada do seu produto ao mercado é indispensável. É por meio dela que seu público entende que você tem um bom posicionamento de mercado e passa uma imagem eficiente, com a qual ele se identifica.
Portanto, é de suma importância investir nesse conceito e considerá-lo como uma estratégia importante de negócio. Causar impacto faz toda a diferença.
Conseguiu visualizar a importância do marketing de produto? Agora que você já sabe como utilizá-lo em seu negócio, comece a pensar em soluções que se destaquem e em como comunicá-las ao público.
Que tal passar agora para a próxima etapa? Saiba mais sobre ações de merchandising e comece a pensar em suas campanhas!