Como manter as vendas no varejo mesmo após a pandemia?

vendas no varejo

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Devido à pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que adaptar seus negócios. No ramo da alimentação, o delivery já era comum; mas agora outros setores também precisaram se ajustar para ter êxito nas vendas no varejo.

Embora a economia esteja apresentando retomada em alguns locais, há muita gente ainda se mantendo em suas casas e no trabalho home office. 

Como, então, sustentar negócios que trabalham com vestuário, calçados, acessórios e cosméticos, por exemplo? E quando a pandemia for embora, como fica?

Diante do atual cenário, vale a pena ficar por dentro de algumas sugestões para não perder boas oportunidades de mercado. Veja algumas dicas importantes neste artigo!

Organize seu serviço de vendas no varejo

No período mais sério de quarentena, é bem provável que você tenha reestruturado seu negócio para as vendas on-line e/ou entregas em domicílio. Logo, não é porque a pandemia vem passando que a qualidade de seu serviço de vendas no varejo pode cair.

Pelo contrário: se você se esforçou para que este fosse o novo normal neste período tão crítico, deve manter o serviço muito bem organizado, mesmo quando tudo estiver bem. 

O cumprimento de prazos e o atendimento exemplar devem continuar como prioridade, assim como a apresentação de suas embalagens e assim por diante.

Não apenas porque as pessoas precisam ficar em casa na medida do possível. Mas também porque passaram a apreciar ainda mais o conforto e a praticidade de receber tudo na porta de sua residência. Você pode sustentar muito bem o sucesso de vendas no varejo por esse método de entrega mesmo quando tudo se normalizar!

Mantenha as regras de segurança para entrega

Mesmo que a sua região esteja fora do alerta de perigo, é muito importante manter as regras para uma entrega segura vigentes. É bom que o entregador continue a usar máscara e a higienizar as mãos constantemente com álcool gel, em especial se ele recebe dinheiro ou lida com cartão. 

Faça um armazenamento adequado de suas embalagens, para que elas permaneçam limpas. Naquelas em que houver possibilidade, faça a higienização prévia antes da utilização. Esses são cuidados básicos valorizados pelo cliente em qualquer situação, independentemente da questão da pandemia.

Continue a capacitar sua equipe 

A equipe que trabalha com vendas no varejo deve ser capacitada e precisa se manter atualizada. O planejamento para que as entregas corram bem e de forma sincronizada não é tão fácil quanto parece e depende do uso de plataformas online, telefone e outros meios de comunicação para funcionar bem.

Além disso, é fundamental se lembrar de horários de pico no trânsito e considerar que aqueles que fazem esta parte do serviço devem atuar de forma segura. Ou seja, é um trabalho intenso para melhorar ainda mais o tempo de entrega para a satisfação do cliente, sem deixar o bem-estar da equipe de lado.

Pense em novas propostas e produtos

Por fim, tenha em mente que seu público já estará acostumado com seu processo de vendas no varejo. Por isso, é fundamental pensar em novas propostas e produtos para que ele continue interessado em comprar com você.

Considere cupons de desconto, brindes ou até mesmo lançamentos de novos itens em sua coleção de roupas, acessórios ou cosméticos, por exemplo. Assim, o cliente poderá até mesmo indicar a empresa para outras pessoas e fazer com que seu serviço de entregas continue a crescer.

A tendência de vendas no varejo não vai parar de crescer depois da pandemia. Então, com as pessoas condicionadas a optar sempre por essa solução, não deixe de implementar essas melhorias e garantir um serviço de qualidade ímpar sempre. 

Que tal se aprofundar ainda mais neste assunto? Saiba como escolher a melhor sacola de papel para sua entrega e comece a melhoria por este ponto tão importante!