As sacolas, especialmente de plástico, fazem parte de nosso dia a dia. Agora, com o surgimento do plástico verde, seu uso é mais seguro e apropriado para não causar danos ao meio ambiente.
Mas você sabe como esse item tão importante para o marketing e a divulgação de uma empresa é feito?
Acredite, o processo não é muito demorado e requer apenas alguns passos para que tudo fique pronto.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir 4 curiosidades sobre o processo de fabricação de sacolas e veja o quanto ele é interessante!
1. A massa é feita a partir de grãos de polietileno
A fabricação de sacolas começa a partir de pequenos grãos de polietileno, um material derivado do petróleo. Dentro de uma máquina, eles são aquecidos a pelo menos 200 °C e misturados.
Em pouco tempo se transformam em uma massa. Esse procedimento é o mesmo para uma embalagem de plástico sustentável, também chamado de “polietileno verde”. A única diferença é que a matéria-prima será derivada do etanol da cana-de-açúcar, que pode ser 100% da matéria-prima para a extrusão do plástico, que neste caso possui a certificação Braskem I’m GreenTM.
2. A impressão é feita por uma bobina
Sabe aquelas informações sobre a loja, mercado ou comércio que você vê na sacola plástica? Elas são feitas por uma máquina impressora especial, que realiza o carimbo de um lado só ou dos dois lados da sacola.
A bobina de filme plástico vai para lá na íntegra, sem ainda ter sido recortado no formato que já conhecemos. Essa, por sua vez, é a última etapa, quando a bobina vai parar em outra máquina de corte e solda.
3. A sacolinha colorida precisa de um pigmento
A fabricação de sacolas não é feita somente na cor branca. Você com certeza já recebeu alguma em tons neutros, como o cinza e o preto, mas também outras com a pigmentação bem colorida.
Para garantir esse tom diferenciado, um pigmento é aplicado logo no início de sua fabricação. Assim, o filme plástico já é devolvido na cor desejada e o processo pode seguir da mesma maneira.
4. A espessura depende da velocidade para esticar o plástico
A espessura da sacola também é realizada logo na primeira etapa da fabricação, mas depende da velocidade da máquina para esticar o plástico.
Para alguns formatos e modelos de sacolas, existem também equipamentos que realizam um corte programado, de modo a manter o padrão de tamanho.
O outro lado da máquina tem uma lâmina aquecida que corta o fundo, de modo que toda a fabricação de sacolas não costuma ser muito demorado.
Para o caso das opções brancas ou transparentes, só isso já é suficiente para que elas estejam apropriadas para uso.
A fabricação de sacolas é mesmo um processo interessante. Mas a melhor parte é, com certeza, saber que ela pode ser feita de maneira sustentável e sem agredir o meio ambiente. Tente sempre priorizar estas para seu uso ou para o seu negócio.
Gostou de descobrir um pouquinho mais sobre como as sacolas são feitas? Então é hora de pensar em investir nelas para seu negócio. Descubra 4 motivos para contratar os serviços da NobelPack e veja como podemos ajudar você!