A escolha das sacolas ideais para produtos orgânicos e de agricultura exige do lojista uma reflexão sobre os valores que deseja transmitir.
Isso porque, neste caso, a embalagem faz muito mais do que transportar as compras dos seus clientes. Afinal, ela é também uma extensão da marca e dos valores da loja.
E claro, soaria contraditório embalar tais produtos em uma embalagem que leva até 400 anos para se decompor no meio ambiente*, não é mesmo?
Então, continue a leitura e confira 3 valiosas dicas que separamos para que você possa escolher uma sacola à altura do seu produto.
1. Sustentabilidade é a palavra-chave nas sacolas para produtos orgânicos
Uma das principais preocupações das lojas que comercializam produtos orgânicos e de agricultura é a sustentabilidade.
Portanto, ao escolher suas embalagens, opte por materiais ecologicamente corretos – que sejam biodegradáveis, compostáveis ou facilmente recicláveis.
Sacolas de papel kraft, por exemplo, são uma ótima opção, pois são feitas de materiais renováveis e podem ser recicladas.
Outra alternativa sustentável são as sacolas de plástico verde. Elas são produzidas a partir do etanol da cana-de-açúcar e também são 100% recicláveis.
Além disso, ambas opções podem ser personalizadas com o logotipo da loja, aumentando a visibilidade da marca.
2. Considere a resistência da embalagem
As sacolas escolhidas devem ser práticas tanto para os clientes quanto para o lojista.
Por isso, é importante certificar-se de que elas tenham um tamanho adequado para acomodar uma variedade de produtos, desde frutas e legumes até produtos em conserva ou embalados.
Sacolas com alças resistentes e/ou reforço de fundo são essenciais para garantir o conforto e a segurança durante o transporte.
3. Personalização X informação
Como em qualquer outro tipo de comércio, as embalagens das lojas de produtos orgânicos e de agricultura também podem ser utilizadas para promoção da marca.
Como salientamos anteriormente, é importante que as sacolas transmitam a identidade da loja.
Por isso, uma boa aposta para as cores do logo são os tons terrosos, verdes e amarelos suaves, já que refletem os valores da agricultura sustentável e orgânica.
Além disso, você também pode adicionar ao logotipo da loja citações ou imagens de produtos orgânicos.
Esses elementos visuais criam uma conexão emocional com os clientes e fortalecem a identidade da loja.
Dica extra: Considere incluir informações educacionais e dicas relacionadas ao consumo de produtos orgânicos na sacola – podem ser informações impressas na própria embalagem, do tipo “produto sem agrotóxico”, ou mesmo um panfleto mais explicativo, que pode ser colocado junto com a compra.
Essa abordagem ajuda a conscientizar os clientes sobre os benefícios dos produtos comprados e os incentiva a realizar novas compras. E nesse caso, informação é lucro!
*De acordo com o Manual de Educação – Consumo Sustentável, as sacolas plásticas podem levar até 400 anos para se desintegrar na natureza.
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