Como escolher sacolas para produtos orgânicos

Mulher com sacola de papel kraft sobre a mesa, com pães, verdura e fruta.

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A escolha das sacolas ideais para produtos orgânicos e de agricultura exige do lojista uma reflexão sobre os valores que deseja transmitir.

Isso porque, neste caso, a embalagem faz muito mais do que transportar as compras dos seus clientes. Afinal, ela é também uma extensão da marca e dos valores da loja.

E claro, soaria contraditório embalar tais produtos em uma embalagem que leva até 400 anos para se decompor no meio ambiente*, não é mesmo?  

Então, continue a leitura e confira 3 valiosas dicas que separamos para que você possa escolher uma sacola à altura do seu produto.

1. Sustentabilidade é a palavra-chave nas sacolas para produtos orgânicos

Uma das principais preocupações das lojas que comercializam produtos orgânicos e de agricultura é a sustentabilidade

Portanto, ao escolher suas embalagens, opte por materiais ecologicamente corretos – que sejam biodegradáveis, compostáveis ​​ou facilmente recicláveis. 

Sacolas de papel kraft, por exemplo, são uma ótima opção, pois são feitas de materiais renováveis ​​e podem ser recicladas.

Outra alternativa sustentável são as sacolas de plástico verde. Elas são produzidas a partir do etanol da cana-de-açúcar e também são 100% recicláveis. 

Além disso, ​​ambas opções podem ser personalizadas com o logotipo da loja, aumentando a visibilidade da marca.

2. Considere a resistência da embalagem

As sacolas escolhidas devem ser práticas tanto para os clientes quanto para o lojista. 

Por isso, é importante certificar-se de que elas tenham um tamanho adequado para acomodar uma variedade de produtos, desde frutas e legumes até produtos em conserva ou embalados. 

Sacolas com alças resistentes e/ou reforço de fundo são essenciais para garantir o conforto e a segurança durante o transporte.

3. Personalização X informação

Como em qualquer outro tipo de comércio, as embalagens das lojas de produtos orgânicos e de agricultura também podem ser utilizadas para promoção da marca.

Como salientamos anteriormente, é importante que as sacolas transmitam a identidade da loja.

Por isso, uma boa aposta para as cores do logo são os tons terrosos, verdes e amarelos suaves, já que refletem os valores da agricultura sustentável e orgânica.

Além disso, você também pode adicionar ao logotipo da loja citações ou imagens de produtos orgânicos. 

Esses elementos visuais criam uma conexão emocional com os clientes e fortalecem a identidade da loja.

Dica extra: Considere incluir informações educacionais e dicas relacionadas ao consumo de produtos orgânicos na sacola – podem ser informações impressas na própria embalagem, do tipo “produto sem agrotóxico”, ou mesmo um panfleto mais explicativo, que pode ser colocado junto com a compra.

Essa abordagem ajuda a conscientizar os clientes sobre os benefícios dos produtos comprados e os incentiva a realizar novas compras. E nesse caso, informação é lucro!

 

*De acordo com o Manual de Educação – Consumo Sustentável, as sacolas plásticas podem levar até 400 anos para se desintegrar na natureza.

 

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