Como calcular o custo-benefício da compra de embalagens?

compra de embalagens

Share

Se usar embalagem é uma necessidade para seu negócio, pensar nos aspectos financeiros envolvidos nessa aquisição é essencial. Afinal, este também é um investimento para sua empresa, não é verdade? 

Por isso, é preciso saber se ele vale a pena, antes de ter um grande número de sacolas ou caixas que podem até mesmo ficar sem uso. Seja por falta de qualidade ou mesmo por excesso.

Para isso, você precisa aprender a calcular o custo-benefício da compra de embalagens. Não sabe por onde começar? A gente ensina!

Relacione as características da embalagem

Você faz a compra de embalagens com base em certas características, certo? Elas precisam se encaixar na proposta do seu negócio e serem adequadas para o tipo de produto que você vende.

Portanto, o primeiro passo para descobrir o custo-benefício dessa aquisição é relacionar essas qualidades. Se ela é durável, se é resistente, se tem um visual agradável, se é funcional, e assim por diante. 

Faça uma lista com tudo o que você acha interessante e indispensável neste material. 

Classifique cada uma das características

Em seguida, você deve classificar todas as características listadas, com pesos em uma escola de 1 a 5. Sendo 1 para a menos importante, e 5 para as que considera essenciais.

Considere também uma questão importante. Comprar embalagens em grande quantidade é ideal? 

Se você planeja mudar a identidade visual de seu negócio, ou variar a cartela de produtos, pode ser que elas não se encaixem mais em sua necessidade. E então, uma nova compra terá que ser feita. 

Faça as contas de multiplicação e divisão

Agora, é hora de multiplicar o peso pela nota atribuída a cada característica da embalagem. O resultado será a sua nota utilizada para avaliação. Por isso é tão importante ser coerente na hora de julgar os itens, ou seu resultado poderá não ser exato.

O custo-benefício final vem em seguida: você precisará dividir o custo total da compra de embalagens pela nota obtida. Com esse valor, em mãos, você poderá fazer uma comparação entre fornecedores para decidir o que melhor atende seu bolso. 

Tenha várias amostras e orçamentos diferentes à disposição, para conseguir visualizar bem suas possibilidades.

Não se esqueça de considerar variáveis na compra de embalagens

Por fim, não se esqueça de que existem variáveis neste tipo de aquisição. Cada fornecedor tem um preço, uma forma de entrega, e um processo produtivo diferente. E tudo isso também deve estar de acordo com o que você precisa.

De nada adianta você ter um bom custo-benefício em relação à embalagem individualmente, se elas não chegam até você na data em que precisa delas. Portanto, adicione este tipo de detalhe em sua lista para fazer uma análise ainda mais completa. 

Este é o método mais simples para calcular o custo-benefício na compra de embalagens. Mas você pode fazer as adaptações necessárias de acordo com seu segmento empresarial e tipo de produto, para chegar a um valor ainda mais preciso.

Conseguiu aprender um pouco mais sobre este assunto por aqui? Assine a nossa newsletter e receba mais dicas como estas diretamente em seu e-mail!