A pandemia do Coronavírus mudou, e muito, a forma de consumo dos brasileiros. Agora, estabelecimentos comerciais de diversos nichos precisam adaptar seu negócio para superar os impactos dessa transformação.
Entretanto, muitos empreendedores ficam na dúvida sobre como agir daqui para frente. O futuro pode parecer um pouco incerto, mas é possível adotar algumas ações para enfrentar o momento com firmeza no mercado.
Não sabe por onde começar a atuar? Não se preocupe! Veja em seguida algumas dicas que podem ajudar a renovar suas estratégias e trazer bons resultados.
1. Mantenha uma boa comunicação
É muito importante que, neste momento, você preze pela comunicação. Primeiro, é interessante conversar com os funcionários para alinhar questões de atendimento e abordagem aos clientes. Afinal, eles precisam saber como atuar diante dessa nova situação.
Depois, é válido estabelecer um contato com os clientes. Aproveite as redes sociais, os aplicativos de mensagem instantânea e o telefone para informar possíveis mudanças e novidades na maneira como os produtos e serviços serão vendidos a partir de então.
2. Trabalhe com entregas em domicílio
Adaptar seu negócio significa adotar medidas que evitem aglomerações e permitam que o cliente não saia de casa.
Por isso, considere a possibilidade de trabalhar com entregas em domicílio, para o caso da venda de produtos. Os pedidos podem ser feitos por aplicativo ou telefone e um valor de transporte pode ser estabelecido.
É importante, porém, que você continue a tomar todas as providências relacionadas à segurança e à saúde dos envolvidos.
As embalagens devem sair do estabelecimento devidamente higienizadas e o responsável pela entrega deve utilizar máscara e luvas, além de usar o álcool gel sempre que necessário no período em que estiver fora.
3. Marque presença nas redes sociais
A internet passará a ser sua principal vitrine. Através de páginas em redes sociais, você pode criar textos e descrições a respeito do que você vende e colocar fotos bonitas e atrativas das mercadorias.
Essa é uma atitude fundamental para que você consiga adaptar seu negócio sem deixar que o público se esqueça dele.
Não se esqueça de prestar um atendimento impecável online. Treine sua equipe para dar respostas esclarecedoras e rápidas em caso de dúvidas e para conversar sempre de maneira personalizada com cada tipo de perfil que você costuma receber na loja física.
4. Ofereça condições especiais para conseguir adaptar seu negócio
Nem sempre será possível vender da mesma forma que antes determinados produtos ou serviços. Sendo assim, é indispensável que você prepare condições especiais para manter uma boa saída, sem ter que enfrentar um prejuízo alto.
Pense em promoções, descontos, cupons, vale compras e benefícios agregados a cada compra para fidelizar os clientes.
Isso pode ajudar até mesmo a não deixar o estoque parado, de modo a afastar a possibilidade de desperdício e conseguir fazer as mercadorias circularem bem.
Algumas dessas mudanças podem, a princípio, parecer um pouco drásticas. Mas adaptar seu negócio a um cenário tão grave quanto o da pandemia do Coronavírus será mesmo desafiador.
Portanto, concentre-se em suas possibilidades e não tenha medo de acompanhar essas mudanças. Essa postura com certeza refletirá positivamente no futuro da empresa.
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