CARREGANDO

Busque Aqui

Marketing

Descubra o segredo para agradar diferentes perfis de clientes

Compartilhar
perfis de clientes

Todo negócio tem uma ideia de consumidor que considera ideal. Embora a intenção seja alcançar essa pessoa, não é interessante ignorar os vários perfis de clientes. Afinal, eles também podem ser convertidos e vão apoiar a empresa.

O grande desafio está em saber como agradar pessoas distintas, sendo apenas uma marca. Porém, é possível chegar a esse resultado com algumas adaptações simples e que vão ajudar a destacar a sua atuação das demais. 

Acredite: essa é uma saída para aumentar as vendas com qualidade. A seguir, veja quais são os segredos para atender a diferentes perfis de clientes e comece a colocar em prática!

Conheça bem o público e invista em segmentação

O início do caminho para satisfazer os consumidores envolve, necessariamente, o conhecimento sobre o público. 

Se reconhecer as características dos interessados, torna-se possível definir qual seria a melhor maneira de agir, quais são os pontos de fato relevantes e o que realmente traz impactos positivos.

Depois de levantar as principais qualidades, é preciso segmentar. Dividir o público com qualidades em comum facilita o direcionamento e aumenta as chances de agradar cada segmento.

Ofereça variedade de opções para os diversos perfis de clientes

Como estamos falando em diferentes perfis, também há demandas distintas e as soluções devem acompanhar. Por isso, é interessante contar com variedade de opções, dentro do que for viável.

Disponibilizar um mix adequado de produtos, por exemplo, concede poder de escolha e permite que as pessoas tomem decisões adequadas de acordo com as suas necessidades. 

Além disso, é preciso considerar a possibilidade de oferecer diversos pontos de contato, formas de pagamento e assim por diante.

A intenção é contemplar o maior número de oportunidades de interesse, de modo a potencializar os resultados.

Personalize a abordagem ao máximo que puder

Entre os perfis de clientes, há aquele sensível ao preço e que precisa de um desconto. Há a pessoa disposta a comprar mais, enquanto outro cliente pensa mais antes de decidir. No geral, há muitas alternativas, dependendo do seu produto e da forma de vendê-lo.

O importante é pensar na personalização, sempre que possível. No mercado varejista, os vendedores devem conseguir captar o perfil do cliente para abordá-lo corretamente, por exemplo.

Já no marketing, investir na personalização de contato faz a diferença. O próprio uso de sacolas personalizadas com a marca ajuda a fortalecer o relacionamento e aumenta as chances de criar uma experiência positiva.

Colete feedbacks e a partir daí adapte sua forma de agir

Para realmente agradar os variados perfis de clientes, é preciso estar disposto a ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre isso. A intenção é adaptar a forma de agir segundo as impressões, necessidades e preferências.

Portanto, é recomendado coletar feedback e empregá-lo de forma estratégica no contato com os clientes. Essa é uma maneira importante de aprimorar toda a experiência e garante uma presença de mercado muito mais consistente e eficiente.

Os diferentes perfis de clientes demandam atenção, personalização e otimização constante. Com uma atuação comprometida em criar a melhor experiência, será possível driblar esse desafio!

Considerando que a capacidade de mudar é um segredo, veja como adaptar seu negócio em tempos de pandemia!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços e personalizar nossa publicidade. Ao prosseguir navegando, você aceita esta política de monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade